O Esporte Espetácular, da Rede Globo, exibiu na manhã do ultimo domingo, 20, a história de coragem e vitória de Valério (ou Laleska), 32 anos, e árbitro de futebol amador.
“Você pode me chamar como queira, eu aceito qualquer nome, Valério ou Laleska, desde que me respeite, só isso. Só exijo isso” – diz para a reportagem no intervalo de um jogo em Beberibe, Ceará, cidade a 80km de Fortaleza.
Além de árbitro, Valério também coordena um projeto social chamado “Jovem Guia”, no qual ensina a jovens a profissão de guia turístico.
Na segunda parte da reportagem, ele mostra o seu outro lado, arrumando-se e transformando-se em Laleska.
“O preconceito na realidade nunca vai acabar. O preconceito anda junto com o amor, com o ódio e com a alegria. Não sei até quando vai o preconceito, mas eu não tenho medo dele. Eu o encaro como tudo na vida, como se fosse uma partida de futebol” – declara ao final da reportagem, que fecha com a mensagem “não ao preconceito” escrita em areia.
A reportagem deve ser encarada como uma vitória contra o preconceito, sempre presente neste esporte que é um dos mais machistas do mundo.
Assista à matéria completa abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário