Os vídeos e fotos desta seção são promocionais, trailers ou vídeos publicados livremente em blogs na Internet. Recomendamos que você os assista, mas depois adquira as cópias originais. Se você é detentor dos direitos autorais de quaisquer obras aqui publicadas indevidamente, por favor entre em contato para que possamos removê-las.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Calendário espanhol traz fotos de transexuais como santas católicas.

Depois de uma experiência-piloto cheia de sucesso em junho, começou novamente a circular nesta semana em Madri, Espanha, um calendário onde as imagens sacras são protagonizadas por transexuais com preservativos, coroas, colares e até vibradores. A iniciativa é do Coletivo de Gays, Lésbicas, Transexuais e Bissexuais de Madri (Cogam) e tem tiragem de 10 mil cópias.

As imagens são baseadas em conhecidas obras de arte sacra, especialmente aparições da Virgem Maria, que aparece sempre na figura de uma transexual, e ganharam uma redecorada com a estética gay. As santas aparecem em versões drag queen, usando mantos, coroas, colares, braceletes, tendo preservativos coloridos como aplique e até vibradores no alto das coroas.

O objetivo do Cogam com as imagens é reivindicar que a Espanha seja de fato um país laico (sem a interferência da Igreja no Estado) e que os feriados santos sejam substituídos por eventos sociais. A entidade cita como exemplo que 25 de dezembro seja declarado oficialmente o dia da democracia em lugar do Natal.

"E porque não?", questionou o presidente do Cogam, Miguel Ángel González, em entrevista à BBC Brasil. "Talvez muita gente prefira comemorar coisas com as que se sente mais identificada, como o dia do meio ambiente ou dia da diversidade." A primeira vez que as imagens apareceram foi em junho, durante a Parada do Orgulho Gay de Madri, e as 500 cópias produzidas foram vendidas. O sucesso deu caminho para que outra edição do chamado Calendário Laico fosse feita, com 20 vezes mais exemplares.

É claro que teve gente que não gostou. O grupo católico Religião e Liberdade declarou à BBC Brasil que o calendário é uma "ofensa clara e inconstitucional". Segundo seu vice-presidente, Raúl Mayoral, a publicação vulnera o artigo que prevê penas de oito a doze meses de prisão para quem ofenda os sentimentos dos membros de uma confissão religiosa.




Vejam algumas fotos:








Fonte: MixBrasil
.Erick Mazin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário