PAQUISTÃO - O governo paquistanês, conhecido por seu conservadorismo, deu um passo importante ao anunciar a introdução de um terceiro gênero no documento de identificação nacional. Transexuais, travestis e eunucos agora podem se identificar como um gênero distinto, diferente ao feminino e masculino.
A medida é pioneira, porém não é inédita - já havia sido realizada no final do ano passado na Índia. Incluída pela Suprema Corte do Paquistão, a medida reconhece e favorece os direitos do grupo conhecido como hijras, que enfrenta enorme dificuldade para inserção na sociedade e no mercado de trabalho.
Até agora, a grande maioria dos hijras trabalhava apenas com prostituição, animação de festas ou na mendicância. Agora, o grupo estimado em 300 mil começará a ser empregado pelo governo, inicialmente, cobrando impostos atrasados dos bairros nobres das cidades.
Apesar de recente, a comunidade transexual do Paquistão está muito orgulhosa e esperançosa de que isso represente um novo começo, saindo da ridicularização rumo a uma situação de mais respeito e visibilidade.
Fonte: MundoMais
Fonte: MundoMais
@dehzinho0
Nenhum comentário:
Postar um comentário